Guardar toalhas pode parecer algo simples, mas há uma série de cuidados que você pode tomar nessa hora que vão te proporcionar muito mais organização, beleza e segurança. O primeiro deles é em relação ao lugar para deixá-las guardadas após a lavagem, enquanto estiverem esperando para serem usadas. Se você guarda todas no banheiro, vale a pena repensar esse hábito. Como já demonstramos neste post, a umidade do banheiro causa muitos danos para sua toalha, o que pode virar um problema para você e para sua saúde. Vale a pena deixar no banheiro somente a peça a ser usada, e levar as outras para o guarda-roupas, closet ou armário fora do ambiente de banho.
Cada um na sua pilha
Se você mora com mais pessoas e divide o guarda-roupas ou similar, então a próxima dica é guardar as toalhas de pessoas diferentes em lugares diferentes. Pode ser em gavetas separadas, em prateleiras diversas ou até mesmo em pilhas distintas para cada morador numa mesma prateleira. Assim, você evita que pessoas da mesma casa compartilhem as peças. É importante que cada pessoa tenha sua própria toalha para evitar contaminações de bactérias, vírus ou fungos entre os moradores. Cada pessoa possui um sistema imunológico diferente. O que não faz mal para alguém pode ser um problemão a ser evitado para outro com toalhas diferentes.
Enrole ou dobre… mas não as deixe expostas
Toalhas não gostam de sol, e também não gostam de poeira. Por isso, sempre que possível guarde-as em gavetas ou móveis com portas. Você pode dobrá-las em um formato retangular ou ainda fazer rolinhos. Aqui, sua criatividade é quem manda. Dá até para brincar e separá-las por cor ou por tipo. Se seu móvel tiver portas de vidro, o capricho é um toque a mais na decoração. Vale até entender um pouco melhor sobre os tipos de tecidos e fibras das suas toalhas e separá-las dessa forma. Naquele dia frio e chuvoso, uma toalha mais felpuda. Nos dias quentes de verão, uma mais leve. Já pensou a praticidade?
Praticidade é a chave
Ter rotatividade no uso das toalhas é muito importante. Por isso, considere colocar as toalhas recém lavadas sempre atrás ou embaixo das que estão a mais tempo esperando por serem usadas. Assim, você evita que algumas toalhas se desgastem rápido enquanto outras ficam esquecidas num canto qualquer… deixe o favoritismo de lado e aproveite para usar todas. Essa dica é especialmente válida em lugares mais úmidos, afinal, quanto mais lavadas e menos guardadas, mais elas durarão sem manchas ou cheiros estranhos.
Pense na jornada da toalha
Até aqui, nós demos dicas sobre como deixá-las paradas enquanto ninguém as usa, mas é importante também separar um cantinho da casa para deixar as toalhas que estão sendo usadas no dia a dia. Uma daquelas que você terminou de usar após o banho, mas que ainda pretende usar novamente antes de lavar. Aqui, o cuidado tem que ser bem especial. A recomendação principal é, como já citado, evitar o banheiro. O local, úmido e cheio de germes, vai fazer sua toalha ficar inutilizável ao invés de seca e pronta para um novo banho.
Se você mora em um local que possui lavanderia com um varal e uma janela ao fundo, pronto! Esse local é o ideal para que você a deixe enquanto não a usa. Caso você não tenha esse espaço perfeito, considere usar um cabide e apoiá-la próximo ao um fluxo de ar: perto de uma janela ou de uma porta. Numa casa, um cantinho à sombra pode ser bem interessante em dias menos chuvosos e não tão ensolarados. Mas o ponto principal é nunca utilizar novamente uma toalha enquanto ela não estiver completamente seca. O processo de secagem atenua a ação dos microrganismos prejudiciais à saúde.
Dicas extras
Jogos completos de toalhas – de banho, de rosto e de mãos – merecem ser guardados juntinhos. Imagine seu banheiro sempre combinando! Procure sempre ter pelo menos quatro peças para cada morador de sua casa e evite lavá-las com outras roupas. Veja mais dicas de lavagem aqui. Experimente também outras formas de organização. Que tal baús ou caixas personalizadas? Ou então em cômodas? Aqui, o limite é a sua imaginação!
Como você pode ver, guardar toalhas não é só uma questão de organização. Com o armazenamento correto, você cuida da sua saúde, diminui a chance de transmissão de doenças contagiosas, dá um charme a mais na sua decoração… Por isso, lembre-se sempre que suas toalhas são suas companheiras diárias e trate-as com cuidado e carinho.